Museu de Paleontologia participa da 18° Primavera dos Museus

30 de setembro de 2024 - 15:12 # # #

A 18ª edição da Primavera dos Museus, que ocorreu entre os dias 23 e 29 de setembro de 2024, teve como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Este evento anual, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), reúne 930 instituições de todo o Brasil, com mais de 2.334 atividades, como exposições, palestras, visitas guiadas e workshops.

A programação do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN) incluiu diversas atividades interessantes para o tema, entre os destaques, houve o “Cine Diversidades”, com a exibição do filme Luca , que aborda questões de acessibilidade e diversidade; A professora Alseni Costa também ministrou uma palestra abordando temas relacionados à acessibilidade e inclusão, reforçando a importância de tornar os museus mais acessíveis para todos os públicos. Além disso, o museu promoveu oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com o intuito de divulgar e compartilhar o trabalho realizado no MPPCN com as escolas e instituições do município, criando pontes entre o museu e a comunidade local.

Essas ações refletem o compromisso do MPPCN com a inclusão e o acesso universal à cultura e ao conhecimento científico.