Exposição “Ubirajara pertence ao Brasil” é aberta oficialmente
22 de julho de 2023 - 17:57
No ultimo dia 21 foi aberta oficialmente a exposição do dinossauro brasileiro, retirado ilegalmente da Bacia do Araripe que se tornou símbolo do trabalho incansável contra o tráfico de fósseis na região. Mas, como o Ubirajara jubatus conseguiu tanta repercussão?
Em meados de 1995 saia da Bacia do Araripe caixotes com fósseis com destino a Europa de forma irregular, visto que a lei N° 4.146 de 4 de março de 1942 decreta que os depósitos fossilíferos são propriedade da Nação, e, como tais, a extração de espécimes fosseis dependem de autorização prévia e fiscalização proibindo assim a sua comercialização. Em 2020, durante a pandemia onde todos os holofotes estavam voltados para mídia uma publicação na revista Cretaceous Research chamou atenção de paleontólogos brasileiros. Tratava-se de um dinossauro batizado de Ubirajara jubatus que em linguagem tupi significa “senhor da lança”. O fóssil é composto por um esqueleto parcial sem o crânio, contendo nove vértebras do pescoço, treze vértebras das costas, duas vértebras sacrais, a cintura escapular, uma costela vertical, sete costelas dorsais e o braço esquerdo quase completo, o fóssil também preserva restos de plumagem e pele.
Após esforço de pesquisadores e do governo brasileiro o fóssil é devolvido ao Brasil em grande cerimônia realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.