MPPCN na 17° Primavera dos Museus

12 de setembro de 2023 - 15:04

O tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é a inspiração para a realização das atividades da 17° Primavera dos Museus, oferecendo oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.

No contexto de um novo governo que promove a reconstrução e união do Brasil, queremos estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas?

Nesse sentido, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, participará das comemorações com dois eventos voltados a importância desses diálogos dentro das instituições culturais, principalmente nos museus, com o tema ” Respeito também se aprende no museu”.