Nova exposição no MPPCN – Operação Santana raptor
10 de setembro de 2022 - 10:11
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, está com uma nova exposição onde são apresentados fósseis provenientes de operações realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Ambiental. Outros fosseis recuperadossão os provenientes da campanha “Lugar de Fóssil é no Museu”, onde milhares de fósseis foram doados para a instituição. Também se tem por meio da repatriação, fósseis que foram devolvidos ao seu local de origem.

Foto: Erika Lima
A operação iniciada em 2017 pela Polícia Federal culminou na apuração do esquema de tráfico de fósseis na região da Chapada do Araripe, no sul do Estado do Ceará. Entre os integrantes dessa organização criminosa estão servidores públicos, empresários, atravessadores e mineradores, de acordo com a apuração do Ministério Público Federal. Em 2020, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana do Cariri, Nova Olinda e no Rio de Janeiro e duas pessoas foram presas. Como resultado das apreensões fósseis de espécies raras foram recuperados e trazidos para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.
No que tange a repatriação, esta consiste em trazer de volta algo para seu lugar de origem. Nesse viés, tem-se a repatriação dos fósseis, uma vez que estes são bens da União, conforme expresso na Constituição Federal de 1988. Diante disso, podemos citar alguns fósseis que foram repatriados, como o Neoproscinetes penalvi, o qual foi recuperado de um leilão ilegal na Itália.